XAPLIN PRESIDENTE AEERGS 31/03 VOTA XAPLIN



MANIFESTO CHAPA 2:

A AEERGS QUE QUEREMOS

            Colegas:
A eleição para o comando da Associação é o melhor momento para debatermos sobre as dinâmicas, práticas, conceitos e também as possibilidades de ação da entidade daqui para a frente.
            Gostaria antes de mais nada de manifestar minha reverência a todos os escultores que em 02 de abril de 1982 se reuniram no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e fundaram a AEERGS - Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul. Todos os artistas da tridimensionalidade que na sequência a mantiveram viva também recebam minha saudação.
            Todos sabemos o quanto é dificil realizar um trabalho para a comunidade de forma voluntária, e também que contentar a todos tem igual dificuldade.
            Mas tenho força, tenho coração e companheiros que sonham junto comigo o sonho de nos doar ainda mais à entidade que nos reúne e que muito me orgulha.
Queremos teu apoio porque fortalecidos vamos avançar e consolidar com esforço coletivo os resultados na pedra bruta que temos cinzelado em 28 anos de entidade. Muito foi feito nestes anos todos e queremos estimular ainda mais o fortalecimento da classe dos escultores política e socialmente.

 Intenção primeira – Organizar e informar
Para efetivarmos nossa entidade e criar relações solidárias, com possibilidade de trocas de informações e de formação, há necessidade de melhorar a comunicação, com recursos eletrônicos em contatos frequentes via e-mail e twitter, além de encontros regulares sociais.
Nossa primeira intenção é criar um calendário com informações sobre as reuniões ordinárias da associação. Haverá um período de informes para a listagem de todas as atividades pertinentes à AEERGS: exposições, editais e oficinas ligados aos associados e seus interesses; a seguir virá o relato do encaminhamento efetivado pela diretoria. A pauta e a ata serão digitalizadas, postadas no blog e enviadas por correio eletrônico a todos os membros da AEERGS. A dinâmica vai ser garantida pela trajetória dos integrantes da CHAPA 2, acostumados a dinâmicas de participação, através de diversas experiências participativas e de organização, como Alejandro Velasco, ex-secretário de cultura de Esteio.

Intenção segunda – Apoio total às atividades dos Associados
A diretoria de comunicação da AEERGS se compromete a pesquisar e a registrar os eventos e a levar ao conhecimento de todos. 
O  blog da AEERGS será sistematicamente atualizado, além de mantermos compartilhamento de links com blogues parceiros, sempre visando a divulgação das ações artísticas dos associados da AEERGS.
Nossa atuação vai ser orientada no sentido de freqüentar o maior número de exposições da classe artística.
Intenção terceira- Formação para a autonomia
A escultura é uma das das áreas que menos apresenta projetos aos editais, e a maioria das vezes é porque não dominamos os processos das leis de incentivo.
Pretendemos promover cursos e oficinas de capacitação e seminários para  entender os variados editais que são abertos anualmente, bem como os projetos relacionados à captação de recursos para a associação e seus associados, pesquisaremos benefícios oferecidos em nível municipal, estadual e federal.
Estaremos focados ems ações politicas para a melhoria das condições legais dos escultores junto ao poder Legislativo e Executivo do Estado do RS.

 Intenção Quarta-  Ampliar e consolidar a AEERGS
Pensamos que a AEERGS  deve se consolidar publicamente, sabemos que  há necessidade de melhor visualização da  entidade.
Na gestão da CHAPA 2, estabelecermos o trabalho de Assessoria de Imprensa, estreitando relações com os veículos de comunicação de todo o estado no sentido de obtermos maior espaço na mídia e visibilidade para os escultores.
Já que a  AEERGS abrange todo o território do Rio Grande do Sul, queremos estadualizá-la efetivamente, por meio de representações regionais; artistas com vontade de agir e propor ações. Eles participarão das assembléias trimestrais da AEERGS, e desta forma serão forças desencadeadoras de novas possibilidades.
            Além disso, acreditamos que é fundamental que as novas gerações de artistas, em especial os egressos da academia ou os estudantes de artes, façam parte da AEERGS desde o início de seus estudos. Trabalharemos no sentido de aumentar o número de sócios, e na qualificacão.
 Para efetivar isso, contamos na nossa chapa representantes regionais para gerir departamentos que contemplarão as regiões do Rio Grande do Sul,além de cinco estudantes de artes.
POR ISSO, EM 31 DE MARÇO, ÀS 19H NO ATELIER LIVRE DE PORTO ALEGRE, VOTE
ADRIANA XAPLIN 
CHAPA 2
PARA AEERGS

ADRIANA XAPLIN te convida para assistir no YOuTube:
http://www.youtube.com/watch?v=E3qVznqRQr8  (copia e cola na barra de endereços ou clica abaixo)
A escultora e Artista visual ADRIANA XAPLIN
candidata-se a PRESIDENTE
 da Associação dos Escultores
 do Rio Grande do Sul para a gestão 2010/12.
A eleição será no dia 31 de março, às 19h no ATELIER LIVRE da Prefeitura de POA.
http://www.youtube.com/watch?v=E3qVznqRQr8

Se ligue..

..nos prÓximos e maravilhosos eventos que os artistas do Castelinho estã programando para março, logo abaixo, nas postagens..tem encontro com D Nilza Link, a ex-prisioneira, tem oficina de construção de caleidoscópio e mostra inaugural do brinquedo.  Fique por dentro...

...vamos desencastelar a Arte...


Tempo é Arte!

6 de março, Domingo, Encontro de Arte e Cultura com a Ex-prisioneira D. Nilza Link



















Para aumentar clique em cima da imagem.

I Mostra de Caleidoscópios Reciclados do RS & Castelinho aberto


 
I Mostra de CaLeidOscópiOs RecicLadOs do Rio Grande do Sul
e
Abertura do Castelinho para visitação pública pela primeira vez

As artistas construtoras de caleidoscópios Bruna Colferai, ELen de Oliveira e Letícia AnghinOni estarão expondo as criações mais recentes do brinquedo filosófico nos modelos tradicional e magiscópio.

Desde os tempos antigos, egípcios e chineses já poliam metais para refletir imagens com objetivos lúdicos. O caleidoscópio como o conhecemos foi inventado em 1816 pelo físico escocês David Brewster. O significado da palavra caleidoscópio define as razões para construí-lo e divulgá-lo: em grego, Kalos é belo, Eidos significa imagem, e scopo é ver, traduzido por “ver belas imagens.  Conceitualmente, a percepção das imagens caleidoscópicas estimula a percepção de que é possível transformar a realidade. Assim como as peças dispersas no interior do brinquedo se alternam criando novas imagens, também a vida pode ser transfigurada combinando-se os mesmos elementos, ou seja, as pessoas e as circunstâncias. Tudo ao alcance do olhar, basta desenvolver a “visão caleidoscópica da vida”.

A invenção causou tamanho alvoroço em 1816, que logo havia criações as mais variadas. Xeiques árabes mandavam construí-los com pedras preciosas. Na década de 70, a colecionadora Cozy Baker fundou a sociedade internacional Brewster Society,em Maryland, EEUU, reunindo criadores de todo o planeta, e socializou o brinquedo filosófico distribuindo-o em escolas, asilos, abrigos e hospitais. Iniciava no mundo a onda de popularização que continua em ritmo cada vez maior.

Em Porto Alegre, a jornalista ELen de Oliveira, quando criança, viu um e nunca esqueceu. Autodidata e Intuitivamente começou a construí-los no ano 2000. Articulando galpões de reciclagem, retirou do lixo embalagens de batata-frita, de bola de tênis, garrafas pet, tubos de detergente de cozinha, de papelão e sacolinhas de supermercado,
e transformou tudo em um projeto de educação ambiental reutilizando matérias-primas, sucesso em escolas e comunidades do Rio Grande do Sul. Hoje, DEZ ANOS DEPOIS, mais de 5.000 brinquedos construídos e centenas de multiplicadores, chegou o momento de reproduzir o que fez Cozy em Maryland, e aproximar o brinquedo das comunidades em situação de risco social em Porto Alegre. A exposição é uma das ações.

A I Exposição de Caleidoscópios Reciclados começa às 10h da manhã, e marca também a primeira vez em que o Castelinho será aberto para visitação pública desde que foi inaugurado em junho de 2009 como espaço de ateliês de sete artistas, Adriana XaPLin, ALejandrO VelazcO, ELen de Oliveira, Lena Kurtz, Lisete Bertotto, ManOeL Henrique PauLO e Sandra SantOs.

E ainda: projeção de vídeos caleidoscópicos. Entrada Franca com doação espontânea de qualquer valor.

Parte da renda (doações + venda de caleidoscópios) será destinada ao projeto de inserção social do caleidoscópio em comunidades da periferia e ao Canil de Cláudia Mota, no Bairro Cristal, abrigo atuante na área da proteção animal, como forma de contribuição do Ateliê Caleidoscópico e do Castelinho para a assistência social em Porto Alegre. As entidades se alternarão a cada mostra.

*Também estaremos recolhendo cobertores velhos, potes de sorvete 2L, baldes, bacias, remédios (mercúrio, gaze, esparadrapo) para o abrigo de cães.

I Exposição de CaLeidOscópiOs RecicLadOs do Rio Grande do Sul
e
Abertura do CasTelinho para visitação pública pela primeira vez
Dia 14, Domingo
Das 10h  às 17h
Rua Gen Vasco Alves, 432 Esquina Fernando Machado
Centro Histórico – Porto Alegre – RS – Brasil
Fone 51 3779 9896
WWW.castelinhodoaltodabronze.blogspot.com



Dia 28 de março - ESCAMBO - FEIRA DE TROCAS

Para aumentar clique em cima da imagem.

PrÓximas OFicinas de CaLeidOscÓpiO


NOvas Turmas Construção de ***CaLeidOscÓpiO de ÓLeo

Turma 1
05 de Março, sexta - Das 9h às 12h

Turma 2

07 de Março - Domingo Das 14 as 16h30m
Materias incluídos, investimento: 100 reais

APENAS 10 VAGAS (reserva com 50% de sinaL)
***DetaLhes abaixo

** O CaLeidOscÓpiO de ÓLeo é um dos mais atuais, modelo criado na década de 90 e batizado de Magiscópio. Em um prêmio internacional, foi considerado o brinquedo mais criativo do mundo. As partículas coloridas são colocadas dentro de um tubo de ensaio transparente, e o movimento vertical produz formas animadas quando refletidas pelos espelhos.
Imagens de vídeo captadas no interior de um Magiscópio:
http://www.youtube.com/watch?v=HOWx1pV1zXQ
http://www.youtube.com/watch?v=JUJ-EGQpjHk
*O CaLeidOscÓpiO FOI criado pelo físico escocês David Brewster em 1816. Desde os tempos dos antigos egípcios eram conhecidos os princípios de simetria e reflexão, quando se poliam pedras planas para formar triângulos e observar as imagens multiplicadas. Mas foi David Brewster que colocou espelhos dentro de tubos, uniu as palavras gregas KaLos (beLo), EidOs (imagem) e Skópeo (Observar) = ver belas imagens. Os três espelhos planos ligados em formato triangular refletem e multiplicam partículas coloridas colocadas na extremidade oposta ao olho. Forma imagens que se modificam a um simples toque da mão. Para mais detalhes existe um passo-a-passo no http://www.tripcaleidoscopica.blogspotc.com/. É o básico, aconselhado para aqueles que nunca construíram o brinquedo.
Informações:
51 3779 9896
Membro da Brewster Society International