NilZa LincK Liberta-se no CasteLinhO

Daniel Feix, do Segundo Caderno do Jornal Zero Hora esteve no Castelinho na segunda passada, cobrindo a visita de Nilza Linck, a ex-prisioneira do Castelo, e também fez um vídeo.

É so clicar no link abaixo e acompanhar um pouco desta história. Tratada ao nível de uma mulher sem valor na época, por ser desquitada aos 17 anos e pelas atitudes fortes, nosso objetivo com a visita foi resgatar a memória e a lembrança histórica da cidade de Porto Alegre, que sempre nutriu idéias fantasiosas sobre essa grande figura. Tanto que a história faz parte das "lendas urbanas" do município.
Pode clicar aí embaixo, é seguro.

"Lenda urbana: a Prisioneira do Castelo do Alto da Bronze mais de meio século depois",

1 comentário:

  1. Bom dia, acabei de ler o livro muito bem escrito pelo Juremir Machado da Silva, "A prisioneira do Castelinho da Bronze", e fiquei impressionada com o preconceito da época...e não tão longe assim...em relação a figura feminina de Nilza e seu filho. No meu humilde entender tanto ela, Nilza, quanto a Ruth Caldas (esposa do Carlos Eurico) sofreram as consequências de uma cultura machista, despersonalizante do que a mulher tem de melhor. Parabéns pelo blog!! Vou seguí-lo.
    Bom dia,
    Suziley.

    ResponderEliminar