Castelinho Cultural





Em estilo medieval, o Castelo construído em Porto Alegre, em 1948, guarda uma das lendas urbanas mais interessantes da Capital. Reza esta lenda que uma jovem teria sido prisioneira do castelo. O romance entre Carlos Eurico Gomes e sua amante, Nilza, é narrado pelo escritor Juremir Machado da Silva no livro "A Prisioneira do Castelinho do Alto da Bronze", de 93. Mas a imaginação fértil dos moradores vai bem mais além da ficção, construindo histórias fantásticas e criando uma aura de mistério para o local.


O Castelo foi cenário para peças de teatro, jogos de RPG e agora se transforma, ainda cumprindo sua sina cabalística, na residência de SETE artistas. Cada um instalou ali seu atelier e juntos formaram a AMACASTELO, associação de cunho socio-cultural que pretende fazer daquele endereço mais um referencial de arte e cultura em Porto Alegre.

.....

3 comentários:

  1. salve salve,
    castelãs e castelões!!

    de Ipanema à Cidade Baixa
    da Praça 15 ao Jardim Sabará
    do Moinho de Ventos à Lomba do Pinheiro
    do Alto da Bronze ao Guarujá

    a tomada do Castelo
    vai fazer a cidade bombar!

    :)

    alvíssaras
    e amplexos!

    ResponderEliminar
  2. A inauguração foi além do imaginado. Subir aquelas estreitas escadas que pareciam conduzir ao infinito. Onde estava, para onde ia? Já estava lá, no Alto da Bronze. Parabéns! E que a longevidade prossiga como vitamina aos mistérios que nos povoam.

    Bruno Brum Paiva

    ResponderEliminar
  3. Eusmin quer conhecer o Castelo
    por onde vive e chora o mistério
    nobre vida lapidada a martelo.
    Na casa teve de tudo,
    até mesmo um sinistro adultério.

    Tina Gonçalves

    ResponderEliminar